Nestas eleições tenho acompanhado com indignação a falta de comprometimento dos cidadãos para com seu voto, exemplo disso foi a massiva votação do candidato Francisco Everaldo Oliveira Silva, mais conhecido como Tiririca, recebendo 1.353.820 votos, enquanto para eleger um candidato a deputado federal em uma coligação pelo estado de São Paulo bastariam 304.503 votos, ou seja votaram no humorista, como forma de protesto, por não acreditar nos políticos em questão, e acabaram elegendo com este outros três.
Agora o que podemos esperar da configuração de nosso próximo Congresso Nacional? e mais, como podemos exigir as reformas necessárias para a melhoria de nossas vidas, se no momento de definir aqueles que vão nos representar nós simplesmente nos abstemos? abstemos sim, pois me recuso acreditar que ao menos um terço dos eleitores que contribuíram pra esse absurdo tenham votado com convicção de estar fazendo a coisa certa.
Entendo perfeitamente que vivemos em uma democracia, e o sufrágio é um dos alicerces de nosso sistema, temos portanto, direito de votar em quem quer que queiramos, contudo devemos entender que o voto é o nosso poder, e poderes devem ser exercidos com responsabilidade.
Agora no segundo turno me deparo novamente com uma questão bastante comum, os candidatos estão se preocupando mais em tentar manchar a imagem do adversário, que realmente em mostrar suas idéias e seus projetos. Cultura essa já existente a várias eleições anteriores, e motivada por nós mesmos, pois se nós não cultuássemos tal conduta certamente eles assim não o fariam.
Sinceramente estou cansado deste circo tenebroso, e por isso espero que os dias passem rapidamente e que o segundo turno se finde da melhor forma possível, e já que os candidatos certamente não vão mudar a sua conduta, e os eleitores continuarão contribuindo pra esse espetáculo, torçamos pra que, como diz o slogan do recordista em votos desta eleição, “pior que ta não fique”, mas infelizmente a muito tempo eu parei de acreditar em Papai Noel!
Nenhum comentário:
Postar um comentário